24.8 C
Presidente Prudente
4 de setembro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Seduc apresenta novo modelo de contratação do transporte escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal para tratar sobre o novo processo licitatório para a contratação de prestadores de serviço do transporte escolar, que passará a vigorar em 2026.

Na mesa solene, estiveram presentes a secretária da Seduc, Karina Gomes, o chefe de gabinete Feiz Abbud, Demerson Dias e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Adauto Bibiano.

No auditório, prestadores de serviço de vans e micro-ônibus — responsáveis pelo transporte de cerca de 1.400 alunos da rede municipal, do perímetro rural e da educação especial, na modalidade frete — participaram da discussão.

A apresentação técnica foi conduzida por Heloísa Torres, responsável pelo Setor de Transportes da Seduc. Segundo ela, a principal mudança no contrato será a forma de pagamento, que deixará de ser baseada em dias letivos e passará a considerar o quilômetro rodado. A alteração atende a recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além de adequar o município para utilização de recursos de convênios com a Diretoria Regional de Ensino e com o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Outra mudança anunciada é o georreferenciamento da localidade dos alunos, que passará a ser organizado por rotas, em vez de regiões, facilitando o fluxo e otimizando o trajeto até as escolas. Atualmente, a modalidade frete funciona com 63 linhas.

Karina Gomes destacou que o setor de transporte escolar em Prudente é bem organizado, mas a atualização é necessária. “Os prestadores realizam um trabalho muito importante para o município. É um setor que não apresenta problemas, e as situações são resolvidas pontualmente. Agradecemos pelo serviço de qualidade prestado, mas a mudança é necessária. A Seduc está de portas abertas para ouvi-los e garantir que ninguém seja prejudicado”, afirmou a secretária.

Durante a audiência, representantes da categoria também se manifestaram. José Alberto, prestador de serviço há 25 anos, disse esperar que o novo modelo venha para somar, mas listou pontos que precisam de melhorias. Jeová Ribeiro Pereira, do Conselho Tutelar, apresentou observações em nome do órgão.

Relacionados

Índice de faltas no AME de Prudente prejudica atendimentos

Redação

Cartão de passe será obrigatório nos fins de semana em Prudente

Redação Oeste Cidade

Câmara Municipal de Presidente Prudente convoca sessão para votar projeto sobre Tarifa Zero

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar