20 C
Presidente Prudente
10 de outubro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Saiba média que uma pessoa leva até chegar ao trabalho

A maior parte dos trabalhadores de Presidente Prudente leva até 30 minutos para chegar ao trabalho, e o transporte motorizado se mostra predominante nos deslocamentos curtos, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, que considera apenas trabalhadores que se deslocam pelo menos três vezes por semana, mostra que trajetos de até cinco minutos correspondem a 9% dos deslocamentos, enquanto 35% duram de seis a quinze minutos e 36% entre quinze e trinta minutos. Percursos mais longos, de meia hora a uma hora, representam 13%, e apenas 5% dos moradores passam de uma a duas horas em deslocamento diário.

Predominância do transporte motorizado

Entre os trajetos de 16 a 30 minutos, 37,62% dos moradores utilizam automóvel, seguidos por 36,8% que utilizam ônibus e 25,67% que caminham. “Os dados indicam que, mesmo para trajetos relativamente curtos, a população ainda depende fortemente de carros e transporte coletivo, o que reflete diretamente na mobilidade urbana e na qualidade de vida”, explica um especialista em urbanismo Marcos Fernando de Souza.

O IBGE esclarece que o tempo considerado refere-se ao percurso entre o domicílio e o trabalho principal, sem contabilizar paradas intermediárias, como levar filhos à escola ou fazer compras. Quando o trabalhador sai de outro local, como faculdade ou curso, o tempo registrado corresponde ao trajeto de retorno para casa.

Levantamento do IBGE permite acompanhar tendências da mobilidade urbana servindo de base para decisões estratégicas

Impactos e desafios para Prudente

A análise dos dados incentiva alternativas de transporte mais sustentáveis e eficientes, como ciclovias, transporte coletivo de qualidade e incentivo à caminhada. Apesar da predominância do transporte motorizado, uma parcela significativa da população ainda utiliza ônibus ou se desloca a pé, mostrando que há espaço para  infraestrutura urbana e mobilidade.

“Planejar cidades pensando na eficiência dos deslocamentos diários é fundamental não apenas para reduzir congestionamentos, mas também para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescenta o especialista.

O levantamento do IBGE permite acompanhar tendências da mobilidade urbana em Presidente Prudente e pode servir de base para decisões estratégicas do poder público e iniciativas privadas voltadas à otimização do transporte na cidade.

Relacionados

Prudente ganha selo por excelência no cuidado a doenças respiratórias

Redação

Expo Prudente terá mais linhas de ônibus

Redação

Briga em condomínio de Prudente termina em agressões e ameaça

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar