A cidade de Presidente Prudente, por meio das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e de Tecnologia da Informação (Setec), deu mais um passo rumo à modernização dos serviços públicos. A administração implementou um sistema que permite ao contribuinte parcelar, via cartão de crédito, os tributos municipais — vencidos ou não — de forma prática e segura.
O novo recurso já está disponível no site oficial do município, permitindo que os contribuintes quitem débitos como IPTU, ISS, ITBI e diversas taxas de forma parcelada. O pagamento pode ser realizado com qualquer operadora de cartão de crédito, com opção de parcelamento em até 10 vezes, respeitando as regras da operadora e o limite do cartão.
Segundo o secretário de Finanças, Cadmo Garcia, o objetivo é facilitar a vida do contribuinte e ampliar as formas de pagamento.“É mais uma possibilidade que o município está implementando para que o cidadão possa quitar seus tributos. Essa iniciativa faz parte de um pacote de modernizações que vêm sendo realizadas na Sefin”, destacou.
A responsável pelo expediente do Departamento Financeiro, Luciana Sambinelli; explicou que a escolha do Banco do Brasil como parceiro ocorreu após abertura de chamamento às instituições credenciadas. “Apesar de o aditivo ter sido oferecido a todas, apenas o Banco do Brasil demonstrou interesse em firmar a parceria, garantindo agilidade na implantação”, afirmou.

O Banco do Brasil, parceiro da iniciativa, foi representado pelo gerente-geral, Gilberto Kauabe, que ressaltou a eficiência da equipe municipal no desenvolvimento do projeto: “O processo em Prudente foi extremamente ágil, concluído em apenas uma semana. Há cidades que iniciaram o procedimento há 60 dias e ainda não finalizaram. Isso demonstra a eficiência do departamento de TI da Prefeitura”, elogiou.
O secretário de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, complementou: “O sistema foi desenvolvido internamente pela nossa equipe técnica, garantindo integração com os demais sistemas municipais. Além da praticidade, o parcelamento oferece condições bastante atrativas ao munícipe”, frisou.
Como utilizar e fazer o parcelamento
Para aderir ao parcelamento, o cidadão deve acessar o site oficial da Prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br), selecionar a opção Parcelas Atrasadas, gerar a guia de pagamento e, em seguida, escolher a forma de quitação via cartão de crédito. O benefício está disponível também para empresas.
Com a novidade, Presidente Prudente se soma às cidades que apostam em tecnologia e facilidades digitais para melhorar a arrecadação e oferecer mais comodidade ao contribuinte.