21 C
Presidente Prudente
8 de outubro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Operação lacra comércios e notifica estabelecimentos em Prudente

Teve início nesta quinta-feira (21), em Presidente Prudente (SP), a Operação Hefesto, ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura Municipal para combater o comércio irregular de materiais metálicos.

Resultado Primeira fase

Na etapa inicial, cerca de dez estabelecimentos voltados à compra e venda de sucatas e metais foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEPP) e pela Vigilância Sanitária, com apoio das forças policiais. Como resultado:

  • três estavam regularmente instalados e em funcionamento;

  • cinco receberam notificações para se regularizar no prazo de 15 dias, sob risco de interdição;

  • dois foram lacrados por falta de documentação e impossibilidade de adequação.

Em andamento Segunda fase

Já nesta sexta-feira (22), tem sequência a fase 2 da Operação Hefesto, com a fiscalização de outros 14 estabelecimentos. Três equipes atuaram simultaneamente em ferros-velhos e empresas de reciclagem, acompanhadas pela Polícia Civil e Polícia Militar.

Impacto dos furtos e prejuízos

Segundo a Prefeitura, somente nos últimos seis meses foram investidos mais de R$ 200 mil em reparos de praças e escolas afetadas pelo furto de fiação elétrica. “O impacto vai além do prejuízo financeiro. Os furtos frequentes causam transtornos à comunidade e afetam a rotina de todos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Oliveira.

Base legal e penalidades

A ação é respaldada pela Lei Municipal nº 11.627/25, que permite a fiscalização administrativa pelo município antes da atuação das forças de segurança. Além disso, a Lei Federal nº 15.181/25 alterou o Código Penal, ampliando as penas para furto, roubo e receptação de fios, cabos e equipamentos usados em serviços essenciais, como energia, telefonia e internet.

Em casos de flagrante, os responsáveis podem responder por receptação qualificada, com penas que variam de 6 a 16 anos de reclusão, além de multa.

Compromisso com a segurança

De acordo com a Polícia Civil, participaram da operação o Centro de Inteligência Policial, o Grupo de Operações Especiais (Polo IV), a Central de Polícia Judiciária, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) e seu Grupo de Operações Policiais.

As instituições envolvidas reforçaram o compromisso em unir forças para garantir a ordem pública e proteger a população prudentina.

Relacionados

Quase 10 mil atendimentos por mês: Hospital de Esperança une alta complexidade e cuidado humanizado

Redação Oeste Cidade

Escolas de Prudente são premiadas com Selo Ouro no Saresp

Redação

Dia de Combate ao Trabalho Infantil terá caminhada dia 14 de junho no Calçadão

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar