Os meses de novembro a março costumam registrar temperaturas elevadas e índices de chuva mais intensos. Esse cenário exige atenção redobrada das equipes de zeladoria do município, já que o calor e a umidade favorecem o crescimento acelerado da vegetação e o acúmulo de água parada, situação que contribui para a proliferação do mosquito da dengue.
Atenta a esse desafio, a aconteceu na prefeitura de Presidente Prudente, uma reunião de alinhamento estratégias de atuação. O encontro contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, do diretor-presidente da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Matheus Godoi, além de secretários das pastas ligadas aos serviços de manutenção urbana.
Operação de 45 dias
Na ocasião, Matheus Godoi apresentou a proposta de setorização dos serviços de zeladoria, com duração de 45 dias a partir do início de outubro. A ação levará aos bairros um mutirão de limpeza e conservação, incluindo a retirada de entulho e materiais descartados irregularmente, recolhimento de inservíveis deixados pelos moradores – semelhante ao antigo programa Cata-Treco –, além de tapa-buracos, reforço na sinalização viária, poda e corte de árvores com risco iminente, entre outras atividades realizadas em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade, Obras e Planejamento.
“A ideia é antecipar o período de chuvas, em que tradicionalmente as demandas aumentam muito. Com essa operação, vamos entrar em novembro com toda a cidade em ordem”, afirmou o diretor da Prudenco.

Compromisso e participação da população
O prefeito Tupã endossou a iniciativa e destacou que a zeladoria é prioridade desde o início de sua gestão.
“Cuidar da cidade tem sido uma das nossas maiores preocupações. A população já percebe melhorias, mas queremos ir além. Esse é um período crítico e precisamos atuar de forma integrada”, disse.
O chefe do Executivo reforçou ainda o papel dos moradores na manutenção dos espaços públicos.
“Uma semana antes de cada etapa, vamos divulgar o cronograma para que os moradores se organizem e coloquem os materiais inservíveis nas calçadas, para que sejam recolhidos. Pedimos a colaboração de todos para respeitar esse calendário e evitar o descarte irregular”, ressaltou Tupã.
Itinerário da operação
Participaram da reunião os vereadores William Leite (presidente da Câmara), Babu da Cohab, Edu da Padaria, Edgar Caldeira, Demerson Dias, Izaque Silva e Guilherme Alencar. Os demais parlamentares foram representados por assessores.
Confira o cronograma definido:
-
Setor 1 – João Domingos e Brasil Novo
📅 06/10 a 11/10 -
Setor 2 – Cohab e Distritos
📅 13/10 a 18/10 -
Setor 3 – Jardim Eldorado, Jardim Paulista e Maré Mansa
📅 20/10 a 25/10 -
Setor 4 – Centro, Aviação e Jardim Bongiovani
📅 27/10 a 02/11 -
Setor 5 – Ana Jacinta e Vale do Sol
📅 03/11 a 08/11 -
Setor 6 – Vila Marcondes e Jardim Santana
📅 Divulgação: 03/11 a 08/11 | Execução: 10/11 a 15/11
Segundo a Prefeitura, os bairros citados funcionam como referência, mas os serviços contemplarão também as regiões adjacentes.