28.8 C
Presidente Prudente
22 de outubro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Com estoques de sangue em níveis críticos, cirurgias correm risco de suspensão

O Hemocentro de Presidente Prudente, instalado na Santa Casa de Misericórdia, faz um apelo emergencial à população diante da queda expressiva nas doações de sangue registrada nas últimas semanas. A baixa nos estoques preocupa a equipe, especialmente porque o hospital mantém uma rotina intensa de cirurgias cardíacas, que dependem diretamente da disponibilidade de sangue e hemocomponentes.

De acordo com a agente de captação do Banco de Sangue da Santa Casa, Zenaide Brito, o momento é considerado delicado e de alerta.

“Estamos passando por uma fase difícil. Houve uma queda significativa nas doações e estamos precisando de todos os tipos sanguíneos. Temos cirurgias cardíacas agendadas todos os dias da semana e precisamos garantir o atendimento”, explicou a agente.

Estoques mais baixos: tipos negativos e O positivo

Embora todos os tipos sejam necessários, os mais escassos neste momento são os tipos negativos e o O positivo.

“Qualquer doação é bem-vinda, mas realmente estamos com falta dos negativos e do O positivo, que são muito utilizados em transfusões de emergência”, reforçou Zenaide.

A Santa Casa, faz um apelo emergencial à população diante da queda expressiva nas doações de sangue. Foto: Arquivo

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, com peso mínimo de 50 kg (para homens) e 51 kg (para mulheres), e que tenham entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Não é necessário jejum para a doação. O Hemocentro orienta apenas que o doador evite alimentos gordurosos antes do procedimento e aguarde três horas após o almoço.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, respeitando um intervalo de três meses.

Quem não pode doar

Pessoas que já realizaram cirurgia cardíaca, tiveram diagnóstico de câncer ou possuem determinadas doenças crônicas são consideradas inaptas definitivas.
“Há muitos casos em que é preciso avaliar individualmente. Por isso, orientamos que o doador entre em contato conosco antes, especialmente se estiver em tratamento médico ou fizer uso contínuo de medicamentos”, destacou a agente

Entre as restrições temporárias mais comuns estão:

  • Tatuagens e piercings: é necessário aguardar 6 meses com declaração da clínica, ou 1 ano sem o documento.

  • Endoscopia e colonoscopia: intervalo mínimo de 6 meses.

  • Dengue clássica: o doador deve esperar 30 dias após a recuperação; nos casos de dengue hemorrágica, o intervalo é de 6 meses.

Atendimento e contato

O Hemocentro de Presidente Prudente funciona nas dependências da Santa Casa, localizado embaixo da segunda rampa do pronto-socorro. O atendimento é contínuo e as coletas seguem protocolos rigorosos de segurança e higiene.

“Toda doação salva vidas. É um gesto simples, rápido e que pode fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém. Contamos com a solidariedade da população prudentina”, finalizou Zenaide Brito agente de captação do Banco de Sangue da Santa Casa,

Para esclarecimento de dúvidas ou agendamento, o contato pode ser feito pelos telefones:
📞 (18) 3223-3511
📱 WhatsApp: (18) 98132-0039

Relacionados

Avó de vereador Edu da Padaria morre aos 84 anos

Redação

Vacinação contra a gripe em Presidente Prudente está abaixo da meta entre grupos prioritários

Redação Oeste Cidade

Preço do gás chega a R$ 115 em Presidente Prudente e revolta consumidores: “Está impossível cozinhar”

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar