21 C
Presidente Prudente
8 de outubro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Operação de zeladoria prepara Prudente para o período de chuvas

Os meses de novembro a março costumam registrar temperaturas elevadas e índices de chuva mais intensos. Esse cenário exige atenção redobrada das equipes de zeladoria do município, já que o calor e a umidade favorecem o crescimento acelerado da vegetação e o acúmulo de água parada, situação que contribui para a proliferação do mosquito da dengue.

Atenta a esse desafio, a aconteceu na prefeitura de Presidente Prudente, uma reunião de alinhamento estratégias de atuação. O encontro contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, do diretor-presidente da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Matheus Godoi, além de secretários das pastas ligadas aos serviços de manutenção urbana.

Operação de 45 dias

Na ocasião, Matheus Godoi apresentou a proposta de setorização dos serviços de zeladoria, com duração de 45 dias a partir do início de outubro. A ação levará aos bairros um mutirão de limpeza e conservação, incluindo a retirada de entulho e materiais descartados irregularmente, recolhimento de inservíveis deixados pelos moradores – semelhante ao antigo programa Cata-Treco –, além de tapa-buracos, reforço na sinalização viária, poda e corte de árvores com risco iminente, entre outras atividades realizadas em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade, Obras e Planejamento.

“A ideia é antecipar o período de chuvas, em que tradicionalmente as demandas aumentam muito. Com essa operação, vamos entrar em novembro com toda a cidade em ordem”, afirmou o diretor da Prudenco.

aconteceu na prefeitura de Presidente Prudente, uma reunião de alinhamento estratégias de atuação. Foto: Secom

Compromisso e participação da população

O prefeito Tupã endossou a iniciativa e destacou que a zeladoria é prioridade desde o início de sua gestão.
“Cuidar da cidade tem sido uma das nossas maiores preocupações. A população já percebe melhorias, mas queremos ir além. Esse é um período crítico e precisamos atuar de forma integrada”, disse.

O chefe do Executivo reforçou ainda o papel dos moradores na manutenção dos espaços públicos.
“Uma semana antes de cada etapa, vamos divulgar o cronograma para que os moradores se organizem e coloquem os materiais inservíveis nas calçadas, para que sejam recolhidos. Pedimos a colaboração de todos para respeitar esse calendário e evitar o descarte irregular”, ressaltou Tupã.

Itinerário da operação

Participaram da reunião os vereadores William Leite (presidente da Câmara), Babu da Cohab, Edu da Padaria, Edgar Caldeira, Demerson Dias, Izaque Silva e Guilherme Alencar. Os demais parlamentares foram representados por assessores.

Confira o cronograma definido:

  • Setor 1 – João Domingos e Brasil Novo
    📅 06/10 a 11/10

  • Setor 2 – Cohab e Distritos
    📅 13/10 a 18/10

  • Setor 3 – Jardim Eldorado, Jardim Paulista e Maré Mansa
    📅 20/10 a 25/10

  • Setor 4 – Centro, Aviação e Jardim Bongiovani
    📅 27/10 a 02/11

  • Setor 5 – Ana Jacinta e Vale do Sol
    📅 03/11 a 08/11

  • Setor 6 – Vila Marcondes e Jardim Santana
    📅 Divulgação: 03/11 a 08/11 | Execução: 10/11 a 15/11

Segundo a Prefeitura, os bairros citados funcionam como referência, mas os serviços contemplarão também as regiões adjacentes.

Relacionados

Latam sinaliza retomada de voos em Presidente Prudente após encontro com deputado Mauro Bragato

Redação Oeste Cidade

Após um mês, obras no Matarazzo seguem em ritmo acelerado

Redação

Sem Resposta, UEPP se mobiliza para ir à Câmara cobrar vereadores

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar