19.7 C
Presidente Prudente
6 de setembro de 2025
Oeste Cidade
POLÍCIA

Polícia resgata cadela e prende jovem em Prudente

Uma ação conjunta entre a Polícia Ambiental e o Policiamento Territorial resultou no resgate de uma cadela vítima de maus-tratos e na prisão de um jovem de 19 anos, nesta sexta-feira (05), no Conjunto Habitacional Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP).

Durante a fiscalização, os agentes encontraram o animal em condições precárias. A cadela, de porte médio e cor caramelo, apresentava quadro de extrema magreza, sinais de debilidade e estava mantida em um ambiente insalubre. Os olhos do animal estavam esbranquiçados, e o tutor afirmou que o problema teria surgido após a ingestão de um roedor envenenado com a substância conhecida como “chumbinho”. A explicação não afastou a constatação de maus-tratos.

Diante da situação, o tutor foi autuado administrativamente em R$ 3 mil, conforme prevê o artigo 29 da Resolução SIMA 05/21, e também enquadrado criminalmente no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

A cadela foi imediatamente apreendida e encaminhada à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) municipal, onde receberá cuidados médicos veterinários. O tutor, por sua vez, foi levado ao Plantão Policial, ouvido pela autoridade de plantão e permaneceu preso à disposição da Justiça.

O caso reforça o papel da Polícia Ambiental no combate aos maus-tratos contra animais e chama a atenção para a responsabilidade dos tutores na garantia do bem-estar dos seus animais de estimação.

Relacionados

Acidente grave deixa entregador ferido em Santo Anastácio

Redação

Corpo é encontrado no quintal de casa em Presidente Prudente

Redação

Mulher é agredida por vizinha em frente a supermercado em Presidente Prudente e acusa também o marido da agressora

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar