33.8 C
Presidente Prudente
5 de setembro de 2025
Oeste Cidade
POLÍCIA

Polícia Ambiental flagra maus-tratos a cavalo em Martinópolis

A Polícia Militar Ambiental registrou nesta quinta-feira (4), um caso de maus-tratos a um animal doméstico em uma chácara localizada em Martinópolis (SP). A ação foi motivada após a denúncia de um transeunte, que acionou a equipe para verificar a situação de um cavalo na propriedade.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o animal apresentava magreza excessiva, infestação de carrapatos — especialmente na região dos olhos — e um ferimento grave na pata traseira direita. O estado do cavalo indicava falta de cuidados básicos de alimentação e higiene, além da ausência de atendimento veterinário.

O proprietário, um homem de 66 anos, admitiu não ter providenciado tratamento para o animal. Em decorrência das irregularidades, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3.000,00, com base no artigo 29 da Resolução SIMA 05/21. Além disso, a situação configura crime de maus-tratos previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais, e o homem responderá criminalmente pelo ocorrido.

O cavalo permaneceu sob a responsabilidade do proprietário, que se comprometeu a buscar atendimento veterinário imediato para o animal, seguindo as orientações da Polícia Ambiental. O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades competentes, reforçando a importância da denúncia de situações de maus-tratos e do cumprimento das normas de proteção animal.

Relacionados

Ação conjunta da Polícia Civil e Canil da PM prende jovem por tráfico de drogas no Jardim Marisa em Prudente

Redação Oeste Cidade

Carro capota após colisão no centro de Presidente Prudente

Redação

Veículo adulterado é apreendido em Pirapozinho

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar